O Observador Engajado - Oficina de Análise Política
Um projeto muito especial para leitores (e leitoras) mais do que especiais.
O QUE É?
Esta oficina de análise política pretende ajudá-lo em uma única atividade: a de entender a realidade do nosso tempo sendo um observador desapaixonado, mas sem perder o engajamento das suas convicções.
Atualmente, a maioria dos diagnósticos políticos é muito mais engajada, mas muito pouco observadora. E não só isso: todas sempre têm algum rabo preso com alguém e todas sempre pagam o preço salgado do pedágio, seja psíquico ou ideológico.
Por isso, resolvi recriar algo que eu já tinha feito entre 2008 e 2010, quando fui diretor do Departamento de Humanidades do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).
Quem me acompanha desde aquela época sabe que o fundamento do meu programa naquele projeto foi o seminário de textos clássicos, feito aos moldes da Educação Liberal.
Nestes encontros, havia um tutor (ou um professor) que lia com os alunos um determinado trecho ou capítulo de um livro célebre e todos discutiam o seu conteúdo, fazendo conexões com temas da atualidade.
É o mesmo procedimento que desejo praticar com a oficina de análise política.
Além disso, inspirado pelos cursos de Jonas Madureira e Pedro Sette-Câmara (aliás, o próprio Pedro foi um dos professores nos módulos realizados no IICS), vi que poderia aplicar esse formato para o ambiente digital e manter uma qualidade única.
Portanto, eis a razão do título da oficina: O Observador Engajado.
A meta é ensinar o aluno a ser, como pretendia Raymond Aron em seus artigos (não à toa, o nome é a adaptação de um famoso conceito do escritor francês), alguém que observa a realidade política com o engajamento de quem sempre busca a verdade. Porque, afinal, esta é a primeira (e talvez única) definição do que é a filosofia política praticada desde os tempos de Sócrates, Platão e Aristóteles.
EMENTA DAS AULAS (SUJEITA A ALTERAÇÕES)
A oficina de análise política começará no dia 11 de novembro de 2023, sábado, das 10h30 às 13hs.
(Nota: Os encontros já começaram, mas as inscrições continuarão abertas até o final do cronograma, até porque eu decidi que esta será a primeira e única turma. Quem participou, ganhou; quem não participou, perdeu a oportunidade de uma vida.)
Serão oito encontros semanais, a serem feitos ao vivo e via Google Meet.
Posteriormente, as aulas gravadas serão enviadas aos alunos (obviamente, eu pediria que eles não repassem a ninguém).
Haverá duas interrupções no cronograma: uma por causa do feriado de 15 de novembro e outra devido ao recesso de final de ano (Natal e Réveillon).
O número máximo de participantes é de 12 pessoas.
Abaixo, as datas dos encontros e os textos a serem lidos (os temas serão decididos via sorteio com os próprios alunos, conforme o decorrer da oficina, para manter o dinamismo dos encontros):
11/11 – Leitura e discussão de Leo Strauss, The City and Man, págs. 3 e 4.
25/11 – Leitura e discussão de Michael Oakeshott, Sobre a História, págs. 130 a 137.
02/12 – Leitura e discussão de Eric Voegelin, Ordem e História Vol. 2 – O Mundo da Pólis, págs. 69 a 72.
Leitura e discussão de Henrique de Lima Vaz, Ontologia e História, págs. 193 a 197.
09/12 – Leitura e discussão de Max Weber, “Política como vocação”, in: Ciência e Política – Duas Palestras, págs. 55-56 e 104.
16/12 – Leitura e discussão de José Ortega y Gasset, Mirabeau, ou: o político, págs. 60-74.
06/01/2024 – Leitura e discussão de Hans Urs Von Balthazar, The Glory of the Lord, Vol 1., págs 245-248.
13/01 – Leitura e discussão de Eric Voegelin, Ordem e História, Vol 1 – Israel e Revelação, págs. 454-455.
20/01 – Leitura e discussão de Eric Voegelin, A Nova Ciência da Política, págs. 55-58.
Cada aluno receberá previamente o texto (ou trechos dele) a ser discutido para assim preparar-se a respeito dos assuntos a serem comentados.
É bom ressaltar que as conversas sempre serão em torno de princípios políticos e, eventualmente, eles serão aplicados a temas do cotidiano (Por exemplo: a leitura Ortega y Gasset pode ajudá-lo entender melhor o caráter de Donald Trump, assim como um texto de Eric Voegelin te auxiliará a compreender o que está por trás das guerras na Ucrânia e em Israel).
META DA OFICINA
Durante a oficina (e também no final dela), o aluno aprenderá e preparará um relatório de diagnóstico a respeito de uma situação política específica, sorteada e escolhida por ele no decorrer dos encontros, a partir dos temas e dos conceitos apresentados e discutidos. Este relatório pode ser feito por escrito (as instruções estarão logo a seguir), mas há a alternativa de fazer um vídeo com duração máxima de 5 minutos.
Esta será a sua avaliação final – pois eu acredito que somente assim o aluno aprenderá a ser um observador engajado.
Enquanto isso, estarei à disposição para resolver suas dúvidas de duas maneiras:
1) Criação de um grupo de WhatsApp em que trocaremos ideias com os participantes da oficina;
2) Encontros semanais, de duração de uma hora, em que orientarei o aluno a escrever o seu relatório até o término das aulas.
Se o aluno escolher a opção por escrito, o seu texto deverá ter, no máximo, 10 páginas e será redigido em Word, letra Times New Roman 12, com espaçamento 1,5. É fundamental citar as obras referidas no texto, mas isso não será necessariamente feito aos moldes da ABNT (porém, não há problema o aluno segui-los, se quiser).
COMO PAGAR?
Há duas opções de pagamentos:
1. PIX direto no valor de R$ 3.000,00 (com direito a Nota Fiscal feita pela minha empresa, se o aluno quiser; é necessário apenas me enviar os dados, como nome completo, CPF – ou CNPJ, se for via PJ – e endereço). Repassarei ao interessado a chave para o depósito quando ele me procurar no endereço de e-mail assinalado no final deste texto.
2. Pagamento no cartão de crédito no valor de R$ 3.150,00, via Hotmart. Você pode escolher o número de parcelas que desejar (até 12x). O acréscimo na soma é para cobrir as taxas na hora de dividir a quantia. Se optar por essa alternativa, eu lhe enviarei o link de compra pelo e-mail de contato (ver adiante).
É importante frisar que não haverá reembolso do valor. Se acontecer algum problema com o aluno, é só ele me procurar.
Assim que o estudante fizer a inscrição e o pagamento, seja pelo Hotmart ou pelo e-mail de contato que será divulgado logo abaixo, ele receberá via e-mail o primeiro texto da programação e será incluído no grupo de WhatsApp com os outros participantes. Os encontros individuais serão marcados de acordo com a necessidade do aluno e conforme a realização da ementa, dentro do prazo estabelecido no cronograma da oficina.
Agora, eu sei que as pessoas irão comentar sobre o preço da oficina. É caro?
Não, se você observar que este projeto é, na verdade, a síntese de tudo o que eu fiz nesses últimos 23 anos de trajetória profissional.
Vou ensinar-lhe os princípios que aprendi no meu mestrado (PUC-SP), no meu doutorado (USP) e no meu pós-doc (FGV), além daquilo que apliquei nos cinco livros que já escrevi, nas dezenas de ensaios e artigos jornalísticos que publiquei na mídia e nos relatórios que fiz para empresas de telecomunicação e do terceiro setor.
Durante todo esse tempo, tentei ser também um observador engajado, seja nos meus acertos, seja nos meus fracassos. Posso dizer que, até agora, eu atingi este objetivo, sempre mantendo a minha independência e sem ter rabo preso com ninguém. E eu queria compartilhar isso com você, por meio do meu trabalho.
Não sei se haverá uma próxima oficina de análise política. Espero que seja a primeira de muitas. Mas também não podemos, neste momento complicado da nossa História, deixar de lado as ideias, as crenças e as paixões que nos animam a ensinar, a estudar – e a observar.
Se você se interessou pelo programa acima, e quiser tirar quaisquer dúvidas, é só me procurar retornando esta mensagem e no e-mail martim.vasques@gmail.com.
Até a próxima,
MVC