Caros leitores,
Há uma canção clássica de David Bowie, chamada “Rock ‘N’Roll Suicide”, que depois do narrador contar todas as suas angústias, ele finalmente escuta um apelo, que afirma: “You´re not alone!”. Em português claro: “Você não está sozinho”.
Pois foi isso que senti quando recebi a quantidade surpreendente de ajuda, de carinho e de apoio que tive de todos vocês depois do texto que publiquei ontem. Depois de anos e anos só levando porrada atrás de porrada, demorei para perceber que, afinal de contas, a minha solidão era apenas uma dolorosa miragem.
Cada um que me enviou palavras de preocupação e de encorajamento recebeu meu agradecimento pessoal. Eu conheço cada um de vocês, não tenham dúvidas disso. Não sei como poderei retornar esse carinho, mas farei o meu possível, dentro das minhas forças e dentro das atuais circunstâncias, para agradecê-los com as únicas coisas que tenho no momento nas mãos: a minha escrita e o meu pensamento.
Não quero me alongar muito, mas preciso ressaltar dois pontos.
O primeiro é que, a pedido de muitas pessoas, vou deixar logo abaixo deste texto o meu PIX caso alguém queira apoiar o meu trabalho com rapidez. As assinaturas pagas nesta newsletter também ajudam, sem dúvida, mas eu só receberei o valor delas daqui um mês, e sempre com uma taxa de desconto (cerca de 10%). A mesma coisa aconteceu com quem pagou ou comprou meus cursos e livros.
O segundo ponto é que, ao trocar mensagens com cada um de vocês, também me veio a lição que o anjo Clarence deu ao personagem de James Stewart no clássico A Felicidade Não Se Compra (It´s a Wonderful Life, 1948), dirigido por Frank Capra: Remember, George – no man is a failure who has friends [“Lembre-se, George – um homem que tem amigos não é um fracassado”].
Aos 46 anos de idade, posso ter falhado como profissional neste país ingrato – mas sei que, graças a vocês, eu ainda não fracassei como pessoa.
Manterei todos informados sobre os meus próximos passos, não se preocupem.
Um forte abraço do
Martim
***